top of page

Gravidez - Semana a Semana: 1º mês lunar

Uma semana de gravidez

Do 1º (primeiro) dia ao 7º (sétimo) dia de gravidez

A primeira semana da gravidez é a semana da sua última menstruação, já que normalmente não é possível saber com exatidão o dia da concepção, utiliza-se o primeiro dia de sua última menstruação como referência para o início da contagem das semanas de sua gravidez.

A ovulação, ou seja, a liberação do óvulo pelo ovário, ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. Em ciclos menstruais de 28 dias, ocorre na metade.

Assim, após sua última menstruação, seu corpo já começa a se preparar para receber um novo óvulo que poderá ser fecundado.

Dentre as modificações maternas, o endométrio, camada mais interna do útero, prolifera para receber o ovo (óvulo fecundado) e o muco cervical torna-se menos consistente, facilitando a passagem dos espermatozoides através do colo uterino. No dia da ovulação, o corpo pode ter sua temperatura elevada em 1°C. O óvulo liberado pelo ovário migra para a trompa.

O melhor é planejar a vinda do bebê, pois assim poderá evitar o uso de fumo, drogas, bebidas e anticoncepcionais no início da gravidez que podem trazer prejuízos ao desenvolvimento do bebê, preparando o seu corpo para que receba o embrião da melhor forma possível.

Existem ações que são feitas antes mesmo da gravidez começar que ajudam na prevenção de doenças. Uma delas é a ingestão de ácido fólico três meses antes da concepção e no primeiro trimestre da gravidez. Essa atitude traz maiores benefícios para o fechamento do tubo neural do bebê e previne contra a chamada anemia macrocítica. O ácido fólico é encontrado em alimentos como brócolis, espinafre, gema de ovo, fígado, feijão, peixes, mas em quantidades insuficientes para suprir as necessidades da mulher que deseja engravidar.

Se o tubo neural não se fechar completamente provocará defeitos na coluna vertebral e problemas no desenvolvimento neurológico do bebê. A ultrassonografia de 2º trimestre é importante no diagnóstico de patologias associadas ao fechamento do tubo neural.

  • Duas semana de gravidez

Do 8º (oitavo) dia ao 14º (décimo quarto) dia de gravidez

A fecundação, isto é, o encontro do óvulo com o espermatozoide, ocorre ao fim da segunda semana, geralmente na trompa.

Um único espermatozoide de milhares contidos no sêmen do homem é capaz de fecundar o óvulo. Nesse momento, as características físicas do seu bebê são definidas como a cor dos olhos e cabelo, sexo e estatura.

O ovo ou zigoto, como o óvulo fecundado é denominado, passa a se dividir em milhares de células enquanto se dirige ao útero que se prepara para recebê-lo tornando-se mais espesso.

O álcool usado excessivamente durante a gravidez traz sérios prejuízos ao desenvolvimento do seu bebê, assim como diversos outros tipos de drogas e medicamentos.

Uma mãe alcoólatra pode causar no seu bebê a "Síndrome fetal pelo álcool", que tem como sequela o retardo mental.

Daqui em diante não utilize nenhum tipo de medicamento sem a autorização do médico que realiza o seu pré-natal. Nem mesmo remédio para dor de cabeça deve ser utilizado.

  • Três Semanas de Gravidez

Do 15º (décimo quinto) dia ao 21º (vigésimo primeiro) dia de gravidez

Nesta semana o zigoto se implanta no endométrio (revestimento do útero) podendo ocorrer um pequeno sangramento que não prejudica a gravidez ou um corrimento vaginal intenso, esse processo é chamado de nidação.

O zigoto continua a se multiplicar e desenvolver rapidamente. A partir do momento em que se implanta no útero, começa a formação da placenta.

A placenta alimenta o bebê durante toda a sua estadia dentro do útero. Ao fim da gravidez, esta pode chegar ao peso de 400 g. Se a mãe pudesse ver esse pequeno aglomerado de células, o tamanho seria de uma cabeça de alfinete.

Nenhum sintoma é sentido pela mãe ainda. Só uma mulher que conhece muito bem seu corpo e estiver muito atenta a qualquer sintoma diferente saberá que está grávida.

Ficar longe dos cigarros e de pessoas fumantes é a melhor opção da futura mamãe. Os cigarros, além dos prejuízos para a mamãe, podem causar aborto, partos prematuros e baixo peso ao nascer, mesmo que o bebê não seja prematuro.

  • Quatro Semanas de Gravidez

Do 22º (vigésimo segundo) dia ao 28º (vigésimo oitavo) dia de gravidez

Nesta semana a suspeita da gravidez começa.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page