Gravidez - Semana a Semana: 9º mês lunar
33 Semanas de Gravidez
Do 225º dia ao 231º dia de gravidez
O bebê está com aproximadamente 43,5 cm de comprimento a cabeça aos pés e 2.000 g (2 quilos) de peso.
Acontecem preparações para o bebê viver fora do útero, como o armazenamento de ferro em seu fígado.
Paralelamente, ele continua com movimentos respiratórios como inspirar o líquido amniótico. O lanugo desaparece.
Como o bebê está pressionando seus órgãos, o melhor a fazer é ir mais vezes no banheiro e comer mais vezes ao dia em pequenas quantidades.
Se sentir dores fortes, contate imediatamente seu médico.
Precaução
Caso aconteça um parto antes do esperado é bom estar prevenida.
Deixe a mala do bebê e a sua organizada e pronta para levar à maternidade. Tenha sempre por perto o telefone de algumas pessoas com disponibilidade que possa pedir ajuda em caso de emergência.
Aproveite e verifique se não falta mais nenhuma peça ou utensílio para completar o enxoval ou quarto do bebê.
Organize o quarto do bebê.
Deixe com alguém os telefones de pessoas que você queira que sejam avisadas do nascimento do seu filho.
34 Semanas de Gravidez
Do 232º dia ao 238º dia de gravidez
A medida do bebê nesta fase é de aproximadamente 44,5 cm da cabeça aos pés e o peso em torno de 2.300 g.
A pele do bebê está lisa devido ao ganho de peso.
O sistema imunológico evolui.
Na 34ª semana de gravidez, o bebê se prepara para o parto. Apesar dos ossos já estarem fortificados, os do crânio não estão conectados, que é para facilitar a sua passagem pelo canal vaginal na hora do parto.
Nessa fase, a mamãe deve continuar sentido contrações indolores chamadas Braxton Hicks, conhecidas como falso trabalho de parto. Só preste atenção se for mais que quatro contrações por hora durante o descanso, pois podem ser sinal de parto prematuro.
Ajuda
Dessa fase em diante, você se sentirá cada dia mais cansada e sem fôlego, aliada à uma barriga enorme e incômoda. Não poderá realizar muito esforço físico e por isso precisará de alguém que te ajude nos serviços domésticos.
E quando o bebê nascer, suas atenções estarão voltadas para ele. Quando o queridinho da família te der uma folga é hora de descanso e não de pensar nos problemas da casa. Mais uma vez a importância de alguém que te ajude com os afazeres domésticos.
35 Semanas de Gravidez
Do 239º dia ao 245º dia de gravidez
O comprimento do feto é de aproximadamente 45 cm da cabeça aos pés e seu peso deve estar entre 2.500 g a 2.600 g.
A partir dessa época, os pulmões produzem uma substância chamada surfactante, que faz com que eles sequem e deixem de ser imaturos.
O bebê nessa semana já pode "descer", deixando a barriga mais baixa. Devido ao ganho de peso, ele já é um bebê "gordinho".
Como o bebê "desceu", ele não pressiona tanto os seus órgãos e você respira melhor, mas pode sentir dores na parte inferior da coluna.
Procure seu médico imediatamente se houver inchaços na face e nas mãos, pode ser sinal de pré-eclampsia, isto é, hipertensão que restringe a circulação sanguínea para a placenta.
Seu útero está 15 cm acima do seu umbigo.
Conversas
Seu bebê escuta desde cedo e reconhece a voz da mãe mesmo dentro da barriga. Converse muito com seu bebê, diga o quanto ele é querido e amado por você e pelo papai. O bebê sente todo esse carinho e fica mais tranqüilo.
Se durante a gestação a mamãe ou papai cantar sempre uma música para o seu bebê, pode se preparar que vocês terão surpresas após o nascimento.
Sabe por quê? Simples, porque o bebê se acalmará ao escutar a canção que o embalou durante boa parte da gravidez, assim como ficará mais tranqüilo ao ouvir a voz da mamãe.
36 Semanas de Gravidez
Do 246º dia ao 252º dia de gravidez
O comprimento do bebê é de aproximadamente de 46 cm da cabeça aos pés e o peso em torno de 2.700 g.
Ao se mexer, espreguiçar ou trocar de posição, o bebê, consequentemente, desalinhará sua barriga. Nessas situações, será possível identificar o bracinho ou então a perninha da criancinha.
Por volta da 36ª semana, o bebezinho começa a diferenciar que ao dia a movimentação da mamãe é mais intensa que à noite.
Para garantir a saúde materno-infantil, as consultas médicas a partir de agora se tornam semanais.
É comum a realização de um exame chamado cardiotocografia anteparto ou monitoragem fetal, feito semanalmente, cujo objetivo é avaliar o bem estar fetal.
O útero está bem abaixo das suas costelas.
O parto normal
Quando as contrações começam, dilatam o colo do útero em até 10 cm (abertura suficiente para o bebê sair) e isso pode durar horas.
Na sala de parto, se a gestante desejar, poderá tomar a anestesia peridural que tira a dor, mas não a sensação. O bebê é expelido pelas contrações e nasce. A placenta é eliminada em seguida.
Se houver demora, o médico poderá usar medicamentos para induzir o parto. O ideal é que isto tenha o consentimento da gestante.